por Oscar D'Ambrosio


 

 


         Kalá

 

            A serragem ganha vida

 

A pesquisa com os diferentes materiais é uma marca da contemporaneidade. Essa experimentação, porém, não está restrita ao mundo erudito, como ingenuamente se pensa. São numerosos os artistas espalhados pelo interior do Brasil, um universo ainda a ser descoberto, que se valem de variadas matérias-primas para desenvolver seu trabalho plástico.

Atílio Paschoal Passaglia, que assina suas telas como Kalá, é um deles. Nascido em Jardinópolis, SP, em 1955, utiliza a serragem, colorida com diversos pigmentos ou pequenos pedaços de madeira, para compor obras marcadas pela criatividade na composição de cenas rurais ou de denúncia.

Ele utiliza o material escolhido para dar múltiplos variados, sedo muito interessante quando as lascas de madeira se transformam em porteiras ou troncos de árvore cortados. Existe nessa forma de aproveitar a sua matéria-prima todo um encantamento e um ludismo.

Kalá reúne todas as possibilidades para desenvolver ainda mais a sua linguagem. Pode assim apresentar um trabalho de maneira progressivamente mais diversificada, utilizando as variações cromáticas com serragem para construir a sua visão de vida e de mundo.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

  Amazônia em perigo
técnica mista 80 x 120 cm sem data

Kalá

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio