por Oscar D'Ambrosio


 

 

 

 

JP Accacio

 

            A riqueza das sombras

 

            A pesquisa com imagens fotográficas tem a capacidade de nos introduzir num diálogo de olhares. Temos, no mínimo, a visão selecionada pelo artista; a nossa, enquanto observador; e, ainda, uma terceira, no campo da imaginação, que perscruta como aquilo poderia ter sido feito se nós mesmos estivéssemos com a câmara na mão.

            Nascido em São Paulo , SP, em 1976, João Paulo (JP) Accacio realiza indagações por meio de imagens a partir de uma perspectiva incomum. Um de seus temas é o cotidiano da cidade e o toma de modo a criar um respiro na loucura do mundo tecnológico a que somos submetidos.

            O assunto com o qual atinge maior desenvoltura é o das sombras. Isso não quer dizer uma atmosfera noturna, pois o artista consegue tomar cenas em que a falta de luz dialoga com a sua presença intensa com grande lirismo. Existe aí um discurso que toma como base o poder do escuro como universo do desconhecido e da criação.

            Ao retratar as sombras na parede e a divisão do espaço de uma casa, JP Accacio aponta todo o potencial das questões que se propõe a perseguir. Revela nessas imagens, assim como na lírica poesia derivada delas em poças d’água, que a fotografia é um universo aberto a possibilidades visuais. Basta saber procurá-las.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 
 

Tem noites e dias que não se pode dormir com o barulho da cidade
 fotografia 36 x 47,5 cm 2008

JP Accacio 

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio