por Oscar D'Ambrosio


 

 


 

José Américo

 

            Pesquisa de materiais

 

            Criar é o maior prazer do artista plástico e designer José Américo. Paulistano, zootecnista de formação, esse autodidata construiu seu percurso visual em ateliês de escultores, papeleiros e ceramistas. É no Ateliê Arte Activa, em Ilha Solteira, interior do Estado de São Paulo, que desenvolve uma atividade diferenciada.

            A característica principal de sua obra é a mescla de materiais. Vale-se de aço carbono, aço inox, madeira na forma orgânica, recolhida na região do rio Paraná, papel artesanal, pedra talco, vidro e concreto celular para construir trabalhos com um estilo marcado pela forma de combinar elementos aparentemente pouco ou nada associáveis.

            Nas atividades de cortar, soldar, parafusar e esmerilhar, o artista cria espaços em que materiais distintos passam a conviver entre si com uma harmonia surpreendente. O talento maior está na coragem de se dar a liberdade de realizar aquilo que parece pouco provável ou mesmo impossível.

            O exercício de trabalhar com o pouco usual gera estranhamento e motiva uma reflexão sobre o sentido da arte. José Américo não demonstra medo de experimentar. Essa capacidade lúdica reforça um conceito: a liberdade de criar não tem limites. Seja em termos de forma, conteúdo ou associações entre ambos, caracteriza os autênticos artistas.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

Sem título I
117,5 x 54 x 58 cm técnica mista

 José Américo

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio