por Oscar D'Ambrosio


 

 


João Márcio Prado

 

            Brinquedos com madeira

 

            Trabalhar a madeira é um dom. Exige não só habilidade e talento, mas extrema sensibilidade. O exercício de devastar e de esculpir vai sendo aprimorado com o tempo, com a prática, mas exige a sensibilidade de ouvir o desejo da matéria, de saber o que ela pode e o que ela deseja se tornar.

            O artesão João Márcio Prado sabe tudo isso – e o põe em prática. Nascido em 1964, Prado foi durante muitos anos metalúrgico em Campinas. Foi, porém, na feitura de placas entalhadas e decorativas que começou a encontrar uma alternativa de sobrevivência e também de auto-conhecimento e prazer. Passou a dedicar toda a sua energia a este trabalho, realizado em seu ateliê em Monte Alegre do Sul, interior de São Paulo.

            Além da feitura dessas placas, nas quais se ressalta o trabalho de João como entalhador, Prado consegue criar formas das mais interessantes a partir do nome de uma empresa ou de uma propriedade rural. O que mais cativa é o progressivo aperfeiçoamento do domínio da técnica.

            Tal habilidade encontrou uma legítima força de expressão na produção de brinquedos. A partir das sobras da madeira utilizada na confecção das placas, Prado começou a produzir brinquedos com o material. O curioso é que mesmo essas obras começaram a adquirir características peculiares e diferenciadoras.     

            Os brinquedos, sejam figuras isoladas ou conjuntos reunidos em eixos temáticos, como a arca de Noé ou a fazenda, são formados por diversas peças que se encaixam na horizontal. Desse modo, as figuras, quando montadas, podem ficar de pé, servindo também como objeto de decoração para quartos de criança.

            Cada peça é cortada na serra elétrica, não havendo produção em série, mas trabalho artesanal. Desse modo, cada brinquedo é único, sendo impossível que partes de um brinquedo encaixem em outro. Esse tipo de atitude, valoriza o trabalho, pois dá, embora de maneira sutil, a cada produto a sua própria identidade. Algumas das figuras são pintadas, mas o artista tem todo o cuidado de fazê-lo com tintas a base de produtos naturais, que não se revelam tóxicas para as crianças.    

            Um dos produtos mais interessantes criados por Prado é um jacaré articulado. De um lado, as peças registram o alfabeto; do outro, os números. Para poder encaixar as peças, a criança precisa seguir a ordem correta. A brincadeira se torna educativa nesse constante refazer do brinquedo, que também tem uma lontra em madeira natural, sem pintura.

            Prado realiza trabalhos de entalhe em que as figuras surgem como silhuetas. Embora as imagens não sejam de sua autoria, o trabalho mostra habilidade técnica que, certamente, pode ser utilizada com maior liberdade no momento em que ele decidir criar as próprias imagens, sejam objetos, paisagens ou cenas rurais.

            Entalhador competente, seja nas placas, nos brinquedos ou nos trabalhos em que exercita a habilidade manual, João Márcio Prado revela um amplo potencial artístico, que precisa explorar cada vez mais. Da mesma forma que ousou para criar suas fazendas e arcas de Noé e outras figuras de encaixe, deve, num futuro próximo ampliar seus próprios horizontes, arriscando-se na esfera da criação, com ousadia e, retirando de eventuais erros, a experiência para um aprendizado numa das artes mais antigas e nobres: a do trabalho com madeira.

 

            Oscar D’Ambrosio, jornalista, mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil) e é autor, entre outros, de Contando a arte de Peticov (Noovha América) e Os pincéis de Deus: vida e obra do pintor naïf Waldomiro de Deus (Editora Unesp e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo).

 

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 


Brinquedos de madeira


várias formas e tamanhos

João Márcio Prado

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Galeria de Fotos

 

Oscar D’Ambrosio