por Oscar D'Ambrosio


 

 


Inés Ramseyer Dayer

 

A construção de uma estética

 

A arte contemporânea tem como uma de suas características mais preocupantes o fato de tender a ficar, às vezes, muito conceitual e aborrecida. Torna-se demasiadamente séria – e perde o lirismo. É como se as manifestações plásticas precisassem ser soturnas para ganhar valor.

As imagens da fotógrafa argentina Inés Ramseyer Dayer fogem desse risco.  Trazem uma inquietação estética marcada pelo casamento entre o sentir e o pensar o domínio da luz. Existe, em sua pesquisa visual, a preocupação de captar impressões nas mais diversas perspectivas.

Mais importante do que verificar se as imagens estão vinculadas a referentes concretos, é a forma como a incidência de luz ganha a dimensão da fotografia. Não se trata de encontrar representações reconhecíveis da água, ar, terra e fogo, mas sim de dialogar com reflexos que surgem a partir de efeitos óticos presentes na natureza.

A arte abstrata caminha bem próxima à visão plástica de mundo da fotógrafa argentina. As imagens que cria são permeadas de técnica e emoção. A primeira reside no saber fazer, oriundo do aprimoramento contínuo; a segunda, nos elos que se estabelecem entre aquilo que existe, aquilo que a artista e o que ela registra em forma de imagem.       

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista, é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes (IA) da UNESP, campus de São Paulo e integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil).

 

 

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

 Exposição Realidades fugazes
fotografia dimensões variáveis 2008

 Inés Ramseyer Dayer

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio