por Oscar D'Ambrosio


 

 


 

Heloize Rosa

 

            A sensação do sensual

 

            O trabalho plástico de Heloize Rosa caracteriza-se pela possibilidade de sempre estar sugerindo sensações. Sua criação se dá muito mais pelo implícito e pelo poder de produzir fórmulas visuais em que cabe ao observador uma interação mental com a obra, verificando os seus possíveis significados.

            O presente conjunto, como uma peça musical, apresenta três movimentos bem distintos, embora unidos por um pensamento estético e pelos materiais utilizados. O que os une é o processo de reflexão sobre um tema. Isso constitui uma forma de construir a abordagem de um assunto.

            Aconchego, Volúpia e Sensação oferecem visões de como a sedução pode se manifestar. Na primeira, temos a proteção de um pelo outro, a idéia de que o amar inclui o conceito de auxiliar e proteger. Na segunda, fica evidenciado, pelas linhas retas, uma postura bem mais agressiva, sem metáforas, com um objetivo definido e bem traçado.

            Na terceira obra, Heloize Rosa junta as duas anteriores. Sua composição e jogo de tramas revelam um sentir que une o romantismo a uma postura mais direta, síntese entre a delicadeza e a agressividade, entre a conquista e o desejo sexual propriamente dito. Assim, nessa ambigüidade, ela constrói seu peculiar e particular universo plástico.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

  Volúpia
técnica mista 150 x 70 cm sem data

Heloize Rosa

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio