por Oscar D'Ambrosio


 

 


Hélio Petrus

           

            Barroco com toque contemporâneo

 

            Estilo artístico do século XVII e parte do XVIII, período da reforma protestante, da contra-reforma católica e da política absolutista, o Barroco está estilisticamente associado às formas em movimento, dramaticidade de expressões, colorido intenso, sombras e luzes.

            As talhas e esculturas de Hélio Petrus reúnem essas características, mas as ultrapassam em alguns momentos. Nascido em Felipe dos Santos, MG, em 1943, mas radicado em Mariana, MG, desde os sete anos, começou a carreira artística aos 25 anos, inspirado por Aleijadinho.

A representação de uma iconografia religiosa vem da sua formação como seminarista e de estudos de arte não só brasileira, mas internacional, principalmente dos mestres italianos da Renascença, do Barroco e do Rococó. Estabeleceu, assim, amplas referências, dando vazão à criatividade e a um pensamento sobre a arte de criar santos.

Por um lado, dedicou-se à formação de novos talentos, formando uma equipe de ajudantes, alguns inclusive já com carreira independente do mestre. Por outro, começou a incluir inovações em seu trabalho plástico. Utilizando elementos como a pátina, principalmente em tonalidades claras, obtém um tom contemporâneo no seu trabalho.

A liberdade de estabelecer composições imagéticas se revela de maneira destacada nas talhas. Ali, conjuga influências e consegue jogos visuais que surpreendem por não se aterem apenas a modelos conhecidos, introduzindo ritmos próprios e, acima de tudo, um acabamento esmerado que diferencia positivamente o seu trabalho.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista, é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes (IA) da UNESP, campus de São Paulo e integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil).

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

 Assunção de Nossa Senhora com anjos
Entalhe 105 x 80 cm sem data

Hélio Petrus

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio