por Oscar D'Ambrosio


 

 


Helena Almeida

 

            A poética do instante

 

            A principal mágica do trabalho plástico da artista portuguesa Helena Almeida está na forma como realiza composições que dialogam intensamente com a escultura. Elas manifestam um sentimento perante cada instante de estar no mundo. Posições e atitudes indicam uma vibração íntima e diferenciada.

            Densos elos desse fazer com a pintura e o desenho revelam um enorme zelo no estabelecimento de uma linguagem precisa com extremo cuidado em cada detalhe. Cada imagem constitui, assim, um haicai. O espaço é dominado pela técnica, mas a sensibilidade nunca é deixada de lado.

            As fotografias de um corpo masculino e feminino se abraçando em preto e branco, por exemplo, apontam para uma relação do físico com o espaço que integra o gesto e a devoção ao movimento como um registro poético. A delicadeza é onipresente e instaura o denso mistério do processo e da consecução da criação.

            Cada fotografia, embora integre uma série, ganha autonomia. É um todo que não necessita de uma proposta programática plena de citações ou referências. O que existe é a capacidade da artista de ouvir aquilo que o corpo diz. Há uma declaração de amor à vida e, ao mesmo tempo, um permanente diálogo com a morte, o escuro e o misterioso.

            O mundo de Helena Almeida é a poética de um instante que se dá no espaço. Predomina o domínio dos volumes em registros criados por uma artista que se isola nas imagens para ser universal e se congela pela força da fotografia de modo a passar ao observador o lirismo de perenes e sublimes movimentos.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

 A experiência do lugar
fotografia 129x211 cm 2001

Helena Almeida

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio