por Oscar D'Ambrosio


 

 


Helena Aíco

 

            Harmoniosos contrários

 

            Um dos elementos mais fascinantes da escultura de Helena Aíco é a habilidade como lida com a tridimensionalidade, valendo-se da possibilidade de expressão visual dos vazados. Ao utilizar materiais como latão e madeira, consegue compor formas complexas, que se articulam de diversas maneiras.

            O uso das cores chapadas favorece justamente um intenso jogo de surpresas, que só pode ser apreendido com uma observação atenta de cada peça, girando em torno dela para captar, por exemplo, como as partes internas e sombras são elementos fundamentais do resultado obtido pela artista.

            De marcante influência cubista, o trabalho de Helena reúne diferentes elementos geométricos, como triângulos e quadrados, colocados nas mais variadas situações plásticas, num dinamismo constante, em que eixos de forças aparentemente contrárias são combinadas em resultados harmoniosos.

            Certamente por trabalhar com sucatas de ferro e aço, além de atuar na construção de esculturas em que a linha tem um papel fundamental, a escultora consegue visualizar, para cada um de seus projetos, uma coerência interna, em que aproveita o potencial dos materiais e lhes dá a forma de complexos origamis matéricos.

            Helena Aíco oferece a riqueza visual de montar jogos com uma experimentação estética constante. Isso significa desenvolver uma linguagem pronta a oferecer surpresas no que diz respeito a estabelecer reentrâncias que uma iluminação bem pensada e uma relação adequada com o espaço circundante podem valorizar.

           

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Arte da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil

 
 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 



Estética
latão e madeira
40 x 125 x 20 cm - sem data

Helena Aíco

 

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio