por Oscar D'Ambrosio


 

 


Guerino Grosso

 

            Vivas naturezas-mortas

 

            O fascínio pelas naturezas-mortas foi o tema principal da obra do artista plástico Guerino Grosso. O gênero é consagrado na história da arte como uma oportunidade de desenvolver a técnica, pois toda a energia do pintor está voltada para a forma da composição, o equilíbrio das cores e a maneira de realizar os fundos, numa prática artística desenvolvida ao máximo.

            Nascido em Rio Claro, SP, em 28 de abril de 1907, Guerino era filho de Francisco e Florinda Grosso, tradicionais comerciantes da cidade. Aos 10 anos, já em São Paulo, começou a estudar desenho e pintura com Lúcia Machado e Igino Acquarone. Cursou a Escola de Belas Artes de São Paulo. Foi sócio-fundador, professor e conselheiro da Associação Paulista de Belas Artes.

            Sua carreira foi ganhando progressivo destaque, marcada por dois prêmios, em 1942 e 1980, no Salão Paulista de Belas Artes, do qual participou mais de um dezena de vezes, que o homenageou postumamente no ano de seu falecimento, em 1988. Com obras disseminadas entre colecionadores e galerias do Brasil, Portugal, Chile, Itália, Estados Unidos, Argentina e Canadá, especializou-se na pintura das mencionadas naturezas-mortas, além de figuras humanas, cenas com animais e nus.

            A forma plástica como realiza as suas naturezas-mortas revela esmerada técnica, assim como os trabalhos em que constrói naturezas-vivas, marcadas pela presença de animais, ou ainda fundos de quintais em que a cor e a vivacidade da distribuição dos elementos constituintes dos conjuntos plásticos ferecem uma visão espirituosa de cada cena, tornando seus quadros repletos de vida e vibração interior.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 
 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

 Natureza morta - Laranjas
óleo sobre tela 70 x 120 cm sem data

Guerino Grosso

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio