por Oscar D'Ambrosio


 

 


Gizé

 

            A arte da ilustração

 

            A ilustração é muito maltratada pela história da arte. Geralmente é considerada menor, esquecendo-se que boa parte dos artistas mais significativos atuou, em algum momento de sua carreira, como ilustrador, seja para livros ou na imprensa, colaborando inclusive para a formação da educação visual de gerações.

            Gizé traz justamente à tona essa discussão, pois, oriundo de toda uma trajetória de trabalhos em importantes veículos da imprensa e lidando com os mais variados tipos de editores, inclusive no segmento da literatura infanto-juvenil, busca hoje novas dimensões de sua obra.

            Uma vertente a ser pensada com toda atenção é a criação de imagens inspiradas pela cultura indiana. Trata-se de uma pesquisa delicada, que mostra a consecução de um desenho de elevada qualidade, além de um mergulho nas formas arredondadas caracterizado pela paciência, habilidade e dedicação.

            A busca de um estilo próprio, que não seja vinculado ao universo da ilustração, constitui um desafio tanto na questão técnica como no ato de encontrar algum elemento que unifique as imagens, seja em termos de assunto ou expressão.

Com competência mais do que demonstrada como ilustrador, Gizé percorre agora a jornada de convencer o público de que a sua base de criação, toda ela oriunda do desenho, pode levá-lo a conquistar um espaço no mercado da arte como artista plástico. Para isso, é necessária muita dedicação e a escolha de um caminho visual diferenciador. 

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista, mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil).

 

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

 ilustração capa do livro O botão grená Editora Saraiva

Gizé

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio