por Oscar D'Ambrosio


 

 


Gilwanová

 

            Respeito ao homem e à natureza

 

            A preservação da liberdade do homem, a valorização da natureza e o entendimento da divindade como a capacidade dos indivíduos de se integrarem ao seu entorno é o tripé da manifestação artística da pintora Gilwanová, que desenvolve a temática indígena com a exaltação da cor e da energia da terra brasileira.

            Nascida em Mogi das Cruzes, SP, em 1980, autodidata em pintura, estudou desenho artístico e arquitetura, desenvolvendo, após morar na Alemanha, onde realizou ampla pesquisa cultural e fotográfica, uma linguagem visual que tem nos seres humanos a preocupação central.

            Seus indígenas são cristalizados em imagens em que o realismo das posições impressiona, assim como a técnica para representar uma realidade marcada justamente por expressões faciais e posturas corporais de ampla significação visual. Cada quadro funciona como um universo pictórico de culturas em extinção.

            Pintados com sensibilidade em tinta acrílica, os índios surgem extremamente concentrados nas suas atividades, seja num canto ou na contemplação da própria natureza. A atmosfera criada pela artista obtém sucesso justamente por captar o cotidiano indígena com lirismo.

            As cores e texturas de Gilwanová, nas cenas de grupo, nos rostos individualizados e em trabalhos densos, como o de mãos repletas de urucum, são de intensa plasticidade e revelam uma artista de amplo conhecimento técnico que caminha rumo a uma conquista cada vez maior do domínio de seu ofício. 

                       

Oscar D’Ambrosio, jornalista, é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes (IA) da UNESP, campus de São Paulo e integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil).

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 
Urukum
80 x 100 cm acrílica sobre tela sem data

Gilwanová
 

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio