por Oscar D'Ambrosio


 

 


Giba Gomes

 

            A busca pela diferença

 

            A arte é um universo em que o combate da mesmice é essencial. Não se trata de oferecer uma novidade a cada dia, mas de busca em cada trabalho de um elemento diferenciador, pessoal, uma espécie de carimbo pleno de intensidade. É isso que o artista plástico Giba Gomes atinge em sua série de pinturas sobre banheiros paulistanos.

            Trata-se de um mergulho num universo dominado pelo mau cheiro, sujeira e precariedade, mas que ganha na visão desse arquiteto paulistano nascido em 1954 um frescor pleno de originalidade. A questão não está no assunto retratado, mas na maneira de lidar com ele para captar uma imagem do cotidiano plena de sinceridade.

            O consagrado como feio atinge o belo por estabelecer um novo olhar. Ele está na perspectiva como as imagens são apresentadas e na circunstância como a discussão visual caminha. O artista propõe não apenas uma ótica de banheiros masculinos, mas o desenvolvimento de uma maneira de ver o mundo regida pelo inesperado.

            Cada banheiro propicia uma pesquisa sobre o espaço caracterizada pelo poder e a possibilidade de arriscar. É no diálogo do tema com a forma que a arte de Giba Gomes se realiza na plenitude. Esses dois componentes se articulam em amplas e infinitas oportunidades para conquistar o observador.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 
 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

  Av. Pedro Américo - canto da bacia 
técnica mista 20 x 30 cm 2008

Giba Gomes

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio