por Oscar D'Ambrosio


 

 

 

Flavio Caporali

 

            O poder da natureza

 

            A força da natureza é o grande assunto da obra do artista plástico Flavio Caporali. Nascido em São Paulo , SP, em 1972, mas radicado desde 1988 no Peru, é um apaixonado pelo mar e pelas suas nuances de cor e de movimento. Sua preocupação essencial é transformar esse mundo que conhece tão bem em imagens de intensa beleza.

            O maior diferencial de seu trabalho plástico está na maneira como lida com as cores e transparências para a construção de telas em que a água é o grande tema. As imagens das profundezas do mar, com a presença de animais como golfinhos e peixes ou algas revelam o amor ao detalhe.

            Existe um inegável domínio técnico nesse processo de compor imagens nas quais as ondas costumam ter  um papel preponderante. Existe aí a sedução de um surfista apaixonado, mas, acima de tudo, de um pintor consciente das dificuldades de captar a essência desse movimento e dos reflexos da luz sobre a água.

            A atmosfera marinha pintada por Caporali foi usada na construção do filme de animação peruano em 3D O golfinho – a história de um sonhador, baseado em livro de  Sergio Bambaren. Suas telas serviram como base da elaboração de personagens como o protagonista Daniel, a lula Carl, a raia Manta e a malvada barracuda Lucius. 

            Seja na criação das variações de tonalidades da água, na visão de florestas próximas ao mar ou na representação realista da fauna e da flora aquáticas, Flavio Caporali transmite, com primor técnico e grande harmonia, um encantamento pelo poder do mar de estimular em nós os mais instigantes sonhos.

           

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 
  Lucius 
60x80 cm óleo sobre tela 2008

Flavio Caporali

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio