por Oscar D'Ambrosio


 

 

 

 
 

Regina de Barros

 

Fiação de  arames

 

A artista plástica Regina de Barros gosta de lidar com materiais variados e de características visuais distintas. Se, por um lado, domina os tecidos para articular universos de transparência e delicadeza, não hesita, porém, em trabalhar com arames de diversas espessuras para erguer ninhos, tramas e módulos plenos de indagações.

Ao se debruçar sobre a temática da mulher, oferece a possibilidade de promover um diálogo com diversos aspectos do feminino em seu poder de gerar e conservar vida. As peças se articulam numa composição marcada por elementos visuais que evocam diversas questões.

É possível ver os arames cuidadosamente retorcidos como uma manifestação contemporânea das rendeiras e bordadeiras, horas a fio debruçadas sobre o cuidado do detalhe. Qualquer excesso ou descuido, nesse processo, pode interromper a harmonia do conjunto e originar dissonâncias que comprometem o todo.

A forma das esculturas leva ainda a um pensamento sobre a importância da natureza e do orgânico. Estão ali o encantamento de arredondamentos e estruturas côncavas que dizem tanto do íntimo da mulher e da capacidade de ser o receptáculo da vida para contribuir com a sua energia no surgir de uma expansão. 

O poder de sedução de vulvas se manifesta de forma delicada, sugerida pela conquista do espaço em que os trançados do arame encantam pela sua visualidade, mas são ameaçadores pelo próprio material e fascinam pelas diferenças de tonalidade de acordo com o tratamento do material e o envelhecimento natural de cada peça.

Ao fiar arames, Regina de Barros não reflete só sobre a mulher. A sua concepção visual desenvolve um pensar sobre as dimensões do sentido da arte em termos de provocar inquietações a partir de um material como o arame, manipulado por uma mulher, mas com o poder de estimular perguntas universais.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 

 

 

 

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio