por Oscar D'Ambrosio


 

 


   Fendas capilares de Sidney Lacerda

             O cabelo (do latim capĭllus) que cresce no couro cabeludo diferencia-se dos pêlos comuns do corpo pela sua elevadíssima concentração por área de pele e pelo desenvolvimento em comprimento. Lisos, crespos, ondulados e de muitas cores (loiros, ruivos avermelhados ou alaranjados, castanhos claros ou escuros, pretos ou negros, grisalhos e brancos), são o ponto de partida desta série de Sidney Lacerda.

            O artista plástico mineiro, ciente que o cabelo, além de importante na estética, dando forma e valorizando o rosto, funciona como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares, chega, na exposição Fendas capilares, ao ápice de um período de aprendizado e de experimentações com diversos materiais e técnicas.

            Para alcançar o atual resultado, efetuou numerosos estudos em busca de soluções poéticas e visuais em que trabalha justamente com a possibilidade de realizar múltiplos traços, que funcionam como chumaços coloridos de cabelo. Vale-se de linhas, que metaforizam as ondulações do cabelo, para alcançar o esmero técnico.

            O ato de criar fendas na tela, riscando e raspando com a rapidez de um punhal, ao lado do uso de massas de diferentes cores, gera obras de diversos tamanhos que impressionam pelo poder de revelar o gesto criativo do artista e transmitem movimento ao espectador. As massas de cor complementam o espaço e ganham novas dimensões visuais.

            As pinturas de Sidney Lacerda instauram, assim, uma dança mental. Trata-se de arte que começa na observação atenta dos fios de cabelo e que atinge a abstração por estar carregada de humanidade. Sua matriz está na harmonia entre as cores e na busca de um traço absolutamente próprio, assim como o cabelo que adorna, protege e dá personalidade à cabeça de cada um.

 

            Oscar D’Ambrosio, jornalista, mestre em Artes Visuais pela UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil).

 

 

 



 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio