por Oscar D'Ambrosio


 

 


 

 

Fátima Rimoli

 

            Da escrita ao photoshop

 

            Cada processo criativo é diferenciado por expor uma maneira de se relacionar com as técnicas artísticas e com o mundo. Desenvolver um estudo da criação significa estabelecer uma ampla pesquisa visual, tentando levá-la ao ponto mais aprofundado possível.

            A poética de Fátima Rimoli começa com o ato de anotar pensamentos que tem de madrugada. Escreve fases e idéias que lhe vem à mente e, em seguida, a forma como deseja desenvolver esses insights, principalmente em termos das cores a serem utilizadas e de algumas orientações gerais.

            O passo seguinte está na produção de fotos. Nessa busca, parte da realização de  séries de fotografias ou da produção de cenas das quais possa obter o efeito desejado. Finalmente, as imagens captadas são trabalhadas no photoshop com os mais diversos efeitos.

            Toda essa jornada constrói uma obra lírica e vibrante, repleta de movimento. Desde a primeira escrita ao ato lidar com o computador, existe todo um caminhar em que a intuição tem um papel fundamental, porém, ela apenas se concretiza pelo incessante desenvolvimento de um trabalho perseverante de pesquisa.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 Sem título
manipulação digital tamanho variável sem data

Fátima Rimoli

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio