por Oscar D'Ambrosio


 

 


 

E. Victorello

 

            Aviação em forma de arte

 

            Desde a primeira década do século XX, o desenvolvimento dos aviões levou a uma revolução da arte da guerra. Logo surgiu o desejo de representar os combates, que não podiam ser fotografados. Pintores, principalmente europeus e norte-americanos, foram então requisitados para retratar essas cenas.

Alguns nomes, como Richard Taylor, Robert Taylor, Stephen Brown, Philip West e Nicholas Trudgian, se consagraram nessa especialidade, conhecida como Aviation Art, que passou também a incluir imagens da aviação civil, dando origem a artistas e admiradores desse tipo de trabalho.

Apaixonado pela aviação desde a infância, o artista E. Victorello decidiu se especializar no tema, tendo como diferencial a produção de obras sobre aeronaves civis e militares produzidas no Brasil, que apresenta uma indústria aeronáutica de crescente importância.

            A forma como E. Victorello mostra os aviões revela um esmerado processo técnico, perceptível nas imagens mais escuras e naquelas que ocorrem, ao entardecer ou anoitecer, que permite um maior jogo de luzes ao trabalhar os fundos das telas, nas diversas tonalidades dos céus.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

  Super Tucano (FAB)
60x50 cm OST

E. Victorello

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio