por Oscar D'Ambrosio


 

 


Euro S. R.

 

            Escavando a consciência

 

            A partir de 1990, o artista plástico Euro S. R. desenvolve o Projeto Palipmsesto, que constitui,em última análise, um mergulho dentro de si mesmo para verificar o que o motiva como criador artístico. Ao se debruçar sobre diversos materiais, realiza uma pesquisa marcada pelo instigante procedimento de reescrever-se.

            Suas obras, que se utilizam do escavar a própria matéria-prima utilizada, apontam para um contínuo pensar do  que significa a arte e, ainda mais, ser um criador plástico, numa época cada vez mais dominada pelo espetáculo e onde a interação do público com a obra e a diversão são progressivamente valorizadas.

            Em sintonia com parte dos criadores contemporâneos, Euro S. R. escreve sobre a arte e sobre a sua visão de mundo. Esse tipo de declaração de intenções não pode ser visto separado de sua produção. Ambas funcionam como os mencionados palipmsestos, ou seja, documentos que se valem do passado, mas não o apagam totalmente.

            O uso da raspagem ou lavagem gera um progressivo penetrar no trabalho. Ao contrário de boa parte da pintura ocidental, que se dá pela adição de materiais, temos aqui um artista que baseia sua ação na subtração, ou seja, na retirada que gera, em sua poética, uma proposta de adensamento de idéias e da própria consciência plástica.

           

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 
 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

  Palimpsesto Aurum
técnica mista sobre papel 49 x 66 cm 2005

Euro S. R.

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio