por Oscar D'Ambrosio


 

 

 

Elvis da Silva

            Encantamento da cor

              A cor é um dos grandes enigmas e fascínios da arte. Seu poder de se comunicar com o observador é ilimitado e está regido, em boa parte, por fenômenos complexos de óptica e pela percepção da cor. Afinal, duas pessoas não conseguem ver o mesmo tom de verde, azul, amarelo ou vermelho, mas, mesmo assim, falam sobre ele e o analisam.

            Nascido em Pirassununga, SP, em 1963, e radicado em Campinas, SP, o artista plástico Elvis da Silva tem exatamente na forma como trabalha a cor a sua característica primordial. O diálogo que estabelece entre elas lhe permite criar imagens de elevada intensidade.

            Seja no desenvolvimento da temática sobre índios ou em retratos de personalidades como Pelé, Nelson Mandela ou Machado de Assis, evidencia-se o jogo de pinceladas colocadas lado a lado, no sentido de ressaltar o universo cromático como forma de comunicação.

            Criador da Técnica de Observação no Escuro, que consiste em gerar efeitos ópticos a partir da contemplação da obra com a luz entrando pelas costas, Elvis da Silva obtém encantamento pela maneira como traz à tona a alma de seus personagens pelo  uso da cor, mesclando intuição, talento e ciência.

  

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 
  Dois alvos 
óleo sobre tela 90x100 cm sem data

Elvis da Silva

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio