por Oscar D'Ambrosio


 

 


 

Elisa Frei

            Mares e matas

            A partir de esboços realizados no litoral norte do Estado de São Paulo, na região da Mata Atlântica, Elisa Frei desenvolveu Mares e matas, Trabalho de Conclusão do curso de bacharelado de Artes Visuais do Instituto de Artes da UNESP, em São Paulo. A pesquisa teve como resultado final a produção de aquarelas e obras em tinta acrílica.

            O assunto, de grande riqueza ambiental, poderia ter gerado um resultado final ainda mais expressivo se a artista houvesse concentrado a sua energia especificamente na produção das aquarelas, inclusive em tamanhos maiores daqueles apresentados, no formato de 12 x 16 cm.

            Elisa optou por fazer um breve relato familiar, onde retoma a veia artística do seu avô, húngaro, e do seu pai, admirador das artes visuais. Esse aspecto biográfico, de certa forma, encontra ressonância na maneira como ela conduz o seu trabalho, mesclando observações de caráter técnico sobre o fazer artístico com impressões sobre o cotidiano da paisagem e das pessoas que habitam a região.

            O projeto como um todo poderia ter sido apresentado justamente como um caderno de viagens. Esse recurso facilitaria exatamente o diálogo entre as imagens produzidas pela artista, suas idéias sobre os lugares visitados e os recursos plásticos utilizados, principalmente no que diz respeito ao uso de tintas, cores e papel.

            Em relação à exposição no Instituto de Artes, em dezembro de 2007, infelizmente Elisa optou por deixar de fora as aquarelas, meio de expressão onde manifesta com maior solidez seu talento artístico, visível na forma de utilizar as manchas e transparências.

            O aprofundamento da pesquisa no universo plástico da aquarela pode levar Elisa Frei a um adensamento visual de sua pesquisa rumo a novas experimentações, seja no universo do litoral norte ou desvendando outros temas, nos quais seu amor pela natureza e pela arte encontre novos e maiores desafios.  

            Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

 Praia Preta
aquarela e giz de cera sobre papel 12 x 15, 7 cm 2007

Elisa Frei

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio