por Oscar D'Ambrosio


 

 


.

Eduardo Feitosa

 

            Cenas do Brasil

 

            Um dos maiores desafios da arte é que o seu segredo não está apenas no domínio da técnica. Conhecer os cânones da profundidade ou da composição não basta. É necessário ter um elemento a mais, um algo que dê a esse trabalho vida interior, possibilidade de dialogar diretamente com o observador, sem uma intermediação fria e teórica.

            O trabalho de Eduardo Feitosa atinge esse objetivo. Nascido em Santo André, Estado de São Paulo, encontra na pintura um elemento visceral. Sua obra diversificada tem como elemento comum uma grande preocupação com a luz. Seja numa cena típica brasileira ou numa flor ou fruta, ele marca sua presença técnica pela forma como resolve os problemas que a pintura apresenta.

            Isso significa um cuidado extremo na apresentação de cada obra. Há nelas sinceridade e devoção. São qualidades que não podem ser explicadas por meio de um rígido manual, mas sentidas na contemplação de um trabalho. O Brasil de Feitosa é o dos claros-escuros e dos volumes que dizem tanto de um país repleto de maravilhas naturais e de contradições humanas que ele tão bem sabe representar.

           

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 Velha
óleo sobre tela 80 x 100 cm sem data

Eduardo Feitosa

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio