por Oscar D'Ambrosio


 

 


  Edina Síkora

 

            Encontro de sonhos

 

            Há poucos temas tão complexos na história da arte como a mulher. As abordagens possíveis são inúmeras, mas sempre existe a possibilidade de uma repetição na maneira de se tocar o assunto seja no aspecto formal ou mesmo no tratamento da imagem.

            Edina Síkora consegue vencer  esse desafio quando se concentra no diálogo entre os rostos que atribui às suas mulheres e os fundos, marcados pela intensa presença de regiões coloridas e as mais variadas sugestões, desde desenhos estilizados de ambientes a composições que remetem a elementos populares.

            Nesse aspecto,  o uso de estampas, como a chita, por exemplo, são de grande interesse para atingir um resultado plástico em que a mulher em primeiro plano consiga dialogar com aquilo que está ao seu redor, que não pode ser um mero arremate do quadro, mas sim um significativo componente visual.

            A artista consegue, em suas melhores obras, justamente instaurar a poesia essencial da pintura, que está em transformar um pensamento numa concretude plástica. Isso quer dizer que a idéia ganha a forma de imagem, encantando ao observador num delicado encontro de sonhos pessoais com universais.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

  Mulher
óleo sobre tela 50x70 cm sem data

Edina Síkora

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio