por Oscar D'Ambrosio


 

 


 

Dos Passos

 

            Dimensão humana da tecnologia

           

            A matriz do trabalho plástico de Dos Passos tem sua origem numa poética do desenho desenvolvida desde a adolescência. O amor à precisão presente em barcos de guerra, automóveis e acidentes urbanos é transportado para sua posterior pesquisa visual.

            Seja na série intitulada Dreams,  na chamada Corpos ou nas obras em que expressa a sua visão da vida metropolitana paulistana, pela interação do caos urbano com o grafite ou do lado sombrio com colorações precisamente colocadas, suas composições valorizam o rigor e o detalhe.

            Ao tratar do tema tecnologia, o mesmo efeito é atingido. O que poderia ser duro e sem vida torna-se lírico pelas nuanças alcançadas. As cores, mas frias ou quentes de acordo com a tela, compõem uma dinâmica agradável para o olhar e, acima de tudo, motivadora do pensar.

            Dos Passos confere a suas criações um raciocínio visual matemático. A intensa pesquisa de imagens possibilita aprofundamento. A decomposição da tecnologia com os pincéis e a tinta a óleo faz lembrar que, mesmo na mais aparente cruel máquina ou cidade, existe sempre a intensa sensibilidade da mão e do pensamento humano.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 Êxodo
óleo sobre tela 70 x 90 cm 2004

Dos Passos

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio