por Oscar D'Ambrosio


 

 


Diário de um náufrago, de Cipriano Souza

 

            Um diário nada mais é do que um universo de memórias. Cada um o organiza da maneira que julga melhor, fazendo uma seleção de instantes, sensações e emoções que mais valoriza em determinado instante da própria vida.

            Essa idéia da escolha de material associa-se com a condição de solidão do náufrago, que, perdido em local geralmente deserto, vale-se de garrafas para lançar suas mensagens desesperadas ao mar, confiante que seus apelos terão alguma espécie de retorno.

            A exposição Diário de um náufrago, do artista plástico Cipriano Souza, trabalha com o conceito de memória e do envio de mensagens. Ambos estão ligados pelas mais de 80 garrafas penduradas com arames entrelaçados, numa multiplicação de caminhos, em um suporte de metal que se assemelha a um grande livro aberto.

            Cada garrafa, tanto de bebida alcoólica como de refrigerante, tem, dentro, variados objetos. Há desenhos do artista de diversas épocas, contas a serem pagas e numerosos santinhos, enfim, relatos diversos da vida cotidiana de um cidadão brasileiro.

            Acompanham esse livro aberto de mensagens em garrafas dezenas de objetos construídos pelo artista. São esculturas que, a partir de madeira, pregos e tampinhas de garrafa, entre outros materiais, realizam uma contundente crítica à sociedade, denunciando o progressivamente afastamento da natureza e da essência e a necessidade da reciclagem de materiais e de um maior respeito entre os seres humanos.

            Diário de um náufrago conta, em parte, a história de Cipriano Souza, mas, acima de tudo, narra o cotidiano do povo brasileiro, imerso num dia-a-dia marcado pelo desespero, mas também pela fé de que é necessário um acreditar diário nos santos, nas suas mais variadas formas, e em si mesmo, para que o naufrágio existencial não aconteça.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 

 

 



 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio