por Oscar D'Ambrosio


 

 


Projeto

            Diário de uma Barata

 

            Um diário é um relato de acontecimentos ao longo do tempo. Trata-se de uma jornada, um caminhar pela vida que pode ser contado de muitas maneiras. No caso da artista Andréa Barata, a opção é a das imagens. Por intermédio de uma personagem por ela criada a partir de seu sobrenome, introduz o observador num universo lúdico, mas nem por isso menos existencial.

            O conjunto de 12 imagens desta exposição constitui um diário mensal. São estados da alma ao longo de um ano que revelam diversas facetas de uma mulher com sobrenome de inseto, mas com uma construção que progressivamente caminha para a libertação do personagem e para o adensamento das questões plásticas.

            A barata de Barata não é uma prisão, mas uma libertação. Explorar o potencial do inseto associado ao nome constitui uma possibilidade de verticalizar relações no sentido de retirar do animal tudo que ele pode oferecer em termos de riqueza visual e de cores e formas em busca de soluções inesperadas.

            Inquietações internas ganham autonomia visual em escala proporcional à discussão de como um processo autêntico pode ser construído na elaboração de um diário em que se torna possível – e necessárioassumir posições e declarar sentimentos. A técnica é então posta a serviço de uma idéia.

            As concepções visuais circulares são uma espécie de assinatura da artista, um  traço que ganha consistência quando passa a ser vista cada vez mais como uma assinatura e menos como um recurso. Pode estar presente, mas em graus distintos em função da temperatura da página de cada diário mensal.

            Cor e ousadia, vinculadas a reflexões sobre a passagem do ano, suas datas comemorativas e seus elos com a própria vida, tornam o Diário de uma Barata mais que uma mera exposição de quadros. Trata-se de um depoimento de uma artista perante um mundo conturbado que admite cada vez menos o acomodamento.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 



 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio