por Oscar D'Ambrosio


 

 


 

Demyan Dimitrov

 

            O falar da ponte          

 

            Uma paisagem pode ser apenas um local por onde se passa cotidianamente sem se observar a sua beleza ou importância. Analogamente, uma ponte, sem um olhar diferenciado, passa a ser apenas uma forma de atravessar de um lado para outro. O artista é aquele capaz de enxergar na paisagem e na ponte oportunidades de exercitar alguma técnica, deixando que um determinado objeto fale por seu intermédio.

A série de imagens sobre a ponte pênsil de São Vicente de Demyan Dimitrov, nesse sentido, constitui, antes de ser um resultado plástico significativo, um processo de pesquisa, pois é na prática constante que o artista amadurece e deixa de ser um diletante. Ao exercitar seu poder de selecionar como, onde e por que fotografar, ele utiliza a técnica parar atingir os jogos de luz desejados, tornando a sua ponte um objeto estético e, portanto, única, enigmática e plena de significação artística. Deixa de ser aquilo que todos vêem para se tornar uma diferenciada visão de mundo.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

  fotografia dimensões variáveis

Demyan Dimitrov

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio