por Oscar D'Ambrosio


 

 


De Marchi

 

            O poder da natureza

 

            A força da natureza alimenta as pinturas da artista plástica autodidata De Marchi. A intensidade de sua obra, principalmente pelo uso do verde,  conquista o olhar do observador à primeira vista. A forma como retrata diversos ambientes, com muito detalhe, ainda mais quando se trata de representar as folhas e flores das árvores, terminam por construir uma estética idealizada.

            Nascida em São Paulo, SP, em 25 de junho de 1950, a artista, cujo nome é Maria Dulce Massaro, transformou seu desejo de desenhar, presente desde a infância, em carreira profissional a partir de 1985. Ao adotar o nome artístico da avô, que a incentivou desde criança, presta uma homenagem ao passado, mas com uma linguagem visual vibrante.

            Uma prova disso é a vaca em tamanho natural, feita de fibra de vidro, que pintou para o evento Cow Parade, em São Paulo, SP, em 2005. Intitulada Conduzindo a boiada, tomou como tema uma cena do Pantanal do Mato Grosso, colocando nesse trabalho as suas principais características, como a presença do poder encantador da natureza.

            Com sua visão de mundo naïf, De Marchi faz surgir um Éden na terra. A beleza representada nas telas estabelece uma atmosfera de fantasia, onde mesmo animais selvagens, quando aparecem, perdem seu caráter ameaçador, integrando-se à paisagem como seres serenos dentro de seu habitat. A artista instaura um universo de harmonia e equilíbrio, regido pelas cores intensas e bem colocadas, num autêntico paraíso terreno.

           

Oscar D’Ambrosio, jornalista, é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes (IA) da UNESP, campus de São Paulo e integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil).

 

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

 Salvemos o Pantanal
acrílico sobre tela 60 x 90 cm 2004

De Marchi

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio