por Oscar D'Ambrosio


 

 


Daniela Castro

 

            A magia da cerâmica

 

            Ao realizar obras com torno, em placas ou bijuterias, a ceramista Daniela Castro oferece um trabalho que se diferencia pela busca de soluções plásticas originais e criativas que transcendam a  discussão das fronteiras entre o utilitário e o artístico que sempre acompanha aqueles que tomam a cerâmica como expressão.

            Química e bióloga, Daniela iniciou sua caminhada pelo mundo da arte em 2003, no Ateliê Alquimia da Terra sob orientação de Janu Capuano. Recentemente, mergulhou também no mundo do esmalte, tentando cruzar justamente essa tradição milenar com outra igualmente importante, a da cerâmica.

            Parte da magia da cerâmica está na modelagem. Quando a argila é umedecida, ela se torna propícia para a criação das mais diversas formas, seja com torno ou sem ele. Após a secagem para retirada da água, ocorre a queima em altas temperaturas, o que dá ao material rigidez e resistência mediante a possibilidade de fixar esmaltes.

Daniela absorveu com precisão um dos princípios básicos da cerâmica de qualidade: dar importância à estética, já que, desde os primórdios boa parte das peças produzidas era destinada ao comércio. Isso levou ao desenvolvimento de estilos próprios.

As mandalas, as peças de cunho indígena e as bijuterias que jogam com cores e formas da artista indicam um progressivo processo de pesquisa que passa pelo esmero técnico e caminha rumo a um desenvolvimento da criatividade e da liberdade para aquisição de uma estética e de um estilo com características diferenciadas.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista, é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes (IA) da UNESP, campus de São Paulo e integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil).

 
 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

 

Prato Geométrico
28 x 28 x 3 cm torno, queima de alta temperatura (1240°C) 2004

Daniela Castro

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio