por Oscar D'Ambrosio


 

 


Cristina Domingos

 

            Diálogo da fotografia com a abstração

 

            A produção artística de Cristina Domingos lida com uma questão fundamental que é a fronteira entre o abstrato e o figurativo. Suas macrofotografias abstratas tem como base a aproximação máxima do objeto para vê-lo de uma outra maneira, renovada e questionadora, que diferente.

            Nascida em Santos, SP, em 1963, ela realiza esse jogo, na série Imagens Etéreas, com materiais que ela mesma produz, como copos de poliestireno retorcidos com maçarico, além dos fundos marcados geralmente pela forte presença da cor, propicia uma nova possibilidade de visualização daquilo que chamamos de realidade.

            Existe uma discussão essencial que está no fato de que mesmo as figuras aparentemente mais abstratas, ao serem olhadas, dentro de cada educação visual, remetem a algum elemento concreto. Paralelamente, o contrário também se manifesta, ou seja, as figurações mais evidentes, vistas nos detalhes, chegam à abstração.

            A pesquisa visual de Cristina Domingos, que impressiona pela forma como as cores são articuladas nos mais variados movimentos, apresenta como diferencial não a intensidade e a beleza plásticas em si mesmas, mas a possibilidade do diálogo entre o grande e o pequeno e, ainda, entre a figuração e o abstrato.

            São assuntos inesgotáveis e que permitem uma ampla exploração. Saber ver na aproximação aquilo que ela traz de universal e, simultaneamente, transportar, para aquilo que parece disforme, um sentimento ou um elemento figurativo reconhecível constitui o grande desafio da artista.

 

            Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

  Série Imagens Etéreas
macrofotografia tamanhos variáveis sem data

Cristina Domingos

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio