por Oscar D'Ambrosio


 

 


Clara Coelho

 

            A reinvenção do grafismo

 

            A cerâmica é, sem dúvida, uma forma de expressão visual muito ligada à vida, não só por ter como base a modelagem de elementos como a terra, mas principalmente por estar profundamente vinculada ao fogo, no processo de queima, ao ar, que propicia a combustão, e à água, que permite manusear a argila.

            Enquanto a somatória desses quatro elementos é responsável pela vida humana, o talento de cada ceramista funciona como uma quinta variável, uma quintessência a revelar diferentes níveis de realização estética, mais próximas de objetos utilitários ou com uma concepção mais voltada para a arte como elemento vinculado ao belo. Sem uma função socialmente determinada.

            A ceramista e artista plástica Clara Coelho toma, nos seus trabalhos mais significativos, como início de cada peça, grafismos corporais indígenas. Ao levá-los para o universo da cerâmica realiza uma passagem que envolve tanto conhecimento, principalmente da técnica japonesa do Raku, que se vale do efeito obtido pela fumaça de galhos, folhas, papel e serragem de madeira para finalizar as peças, como de intuição e sensibilidade.

            As imagens do corpo vão para cerâmica, ganhando um novo sentido. Não se trata de pesquisa antropológica, mas de apropriação plástica de elementos culturais de povos indígenas para obter variados resultados, unidos pela precisão do fazer e por uma progressiva liberdade na forma de composição.

            Um grafismo corporal indígena ao ser levado para um objeto cerâmico e escultórico perde seu caráter ritualístico e ganha uma dimensão artística e plástica sedutora. A forma ganha novo significado e o sentido ritual deixa espaço para a concepção visual. Quando isso acontece, a arte de Clara Coelho se ilumina.

           

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Artes (AICA – Seção Brasil)

 
 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 
 Amor incondicional
modelagem manual, placa, queima raku 80 x 45 cm 2007

Clara Coelho
 

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio