por Oscar D'Ambrosio


 

 


 

Christiane Rossi

 

            Uma expressão do mundo

 

            Os trabalhos sobre papel, restos de lixo, sacos de cimento e velhas embalagens da artista francesa Christiane Rossi tem um grande mérito. Ao contrário do que ocorre em boa parte das obras de arte contemporâneas, eles são isentos de pretensão. Tem como característica essencial a sinceridade de expressar uma visão de mundo.

            Eles transmitem espontaneidade. A diversidade de pigmentos e cores propicia uma jornada de impressões pelo universo das imagens. Assim, as obras se diferenciam entre si, mas mantêm como unidade a maneira como transmitem interpretações de estados de espírito.

            Há diversos momentos emocionais levados para a esfera do bidimensional, numa espécie de sinfonia em que os ritmos vão se alterando pela forma de utilização do suporte e pelas nuances das cores. Ora há instantes mais acelerados, ora processos mais reflexivos, numa harmonia de diálogos entre êxtases e relaxamentos.

A maneira de lidar com a cor merece referência. Quatro elementos são importantes: os azuis, elementos de uma paisagem interior de atmosferas vivenciais; os ocres, forte alusão ao telúrico; os tons avermelhados, compromisso com a vida; e o branco, utilizado para equilibrar cromaticamente diversas composições.

            A abstrata produção de Christiane Rossi reúne o desejo primordial da criação, a fascinação das paisagens que inspiraram tantos mestres e a busca constante pela linguagem dos reflexos e tonalidades. Esses fatores alimentam as artes visuais como um universo de ilimitadas possibilidades que a artista francesa  sabe muito bem explorar.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

 Exposição Traços e impressões Goiânia, GO
técnica mista sem data

Christiane Rossi

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio