por Oscar D'Ambrosio


 

 


 

Christian Cravo

 

O poder da água

 

A ligação entre os seres humanos e a água é a base de boa parte da poética do fotógrafo Christian Cravo. As suas imagens, feitas entre 1998 e 2007 em locais tão diversos como Índia, Haiti, Gana e Brasil, têm como uma de suas principais sustentações visuais o estabelecimento de composições de intensa dramaticidade.

Isso se torna evidente quando o artista se debruça sobre a mística do Rio Ganges, na Índia. Há ali toda uma religiosidade, mas também uma forma de enquadrar a realidade plena de seleções visuais, ressaltando a existência de espaços vazios, onde os rostos focalizados ou velados surgem com grande força.

A escolha pelo branco e preto contribui de maneira decisiva para acentuar esse clima. São pessoas movidas por uma fé inabalável que se relacionam com aquele curso d’água de uma forma muito especial. Estão ali num ritual e num processo interno de vivência de intensas emoções.

As imagens realizadas no Haiti, algumas próximas a uma grande cascata de água compartilham dessa mesma relação do ser humano com a natureza e o poder do fluido divino. Seja na água estática do Ganges ou no dinamismo de uma queda da água, existe o mesmo movimento interno das pessoas retratadas.

A grande questão colocada pelo artista é a da interação de mulheres e homens com o poder da água, seja pelo aspecto divino que ela comporta, de uma forma ou de outra, em todas as culturas, ou pelo seu poder, ao mesmo tempo, destruidor e rejuvenescedor.

A manifestação estética de Christian Cravo ultrapassa a relação do homem com o espaço. Insere-se num delicado universo marcado por questões etnográficas, antropológicas e culturais. É um mergulho literal nos laços do ser humano com a água e no seu poder de benzer, purificar e levar quem está próximo dela a uma outra dimensão.

           

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

 Haiti
fotografia dimensões variáveis 2002

Christian Cravo

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio