por Oscar D'Ambrosio


 

 


Carlos Miceli

 

            O poder do imaginário

 

            A arte, para o pintor Carlos Miceli, é um universo marcado pelo poder de criar e imaginar. É no instante de conceber as cores e formas que ela se realiza como ato único. O uso da tinta e a construção de autênticos estados de alma propiciam justamente o estabelecimento de um diálogo mágico com cada observador.

            O objetivo é não permitir uma visão rápida no trabalho. Seja pelo impacto visual ou pela relação entre a impressão de quem olha e o título que Miceli coloca, há geralmente a necessidade de um mergulho mais atento. Nele, vem à tona os recursos do criador, como a força de seu gesto e a maneira como constrói o espatulado.

            É no momento em que nos deparamos para observar o quadro em si mesmo, pelos seus elementos poéticos intrínsecos, como jogos de cores, texturas, composição e luz, que a arte de Miceli surge em maior plenitude. Esquecemos fatos e figurações sugeridas para penetrar na maneira como ele desenvolve seu ofício.

            Tanto nos trabalhos em que é possível vislumbrar formas ligadas à natureza ou nas  alusões a relacionamentos e afetos, como amizade, abraços ou família, ele desenvolve uma arte marcada pelo visceral. Vivencia cada momento e isso adquire a concretude da matéria pictórica.

            Quanto mais as camadas, nuances e movimentos de Carlos Miceli se evidenciam, melhor é o resultado. Cada quadro se torna muito mais que a ilustração de um ser concreto ou de um sentimento, mas a realização plena do poder de abstrair e de se expressar como ação de revisitar plasticamente o mundo.

      

            Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pela Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Artes (AICA-Seção Brasil).

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 


Degelo no vale
100 x 100 cm
acrílica sobre tela 2006

Carlos Miceli

 

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio