por Oscar D'Ambrosio


 

 


Bicicletando

 

Exposição de Luiz Cavalli e Rossanna Jardim

 

            Quem olha para uma bicicleta pode ver apenas um veículo com duas rodas presas a um quadro, movido pelo esforço do usuário através de pedais. Não é isso que motiva a produção visual de Luiz Cavalli e Rossanna Jardim. Ambos lançaram seu olhar diferenciado sobre o objeto.

Cavalli é um poeta da circularidade. Seu interesse é pela cor e pelo movimento. Suas bikes adotam as mais variadas formas, pois provêm de uma imaginação treinada pela capacidade de olhar para o mundo das mais diversas maneiras, como se uma lente fotográfica fizesse a intermediação.

Essa lente peculiar trabalha com a força da cor. As bicicletas do artista gaúcho radicado em São Paulo são resultado de um exercício constante de criação voltado para o dinamismo da bicicleta. Elas surgem de maneira original e colorida, parecendo estar soltas no espaço em eterna explosão, levando os sonhos e a bagagem de cada um.

Rossanna Jardim, de Goiânia, GO, caminha pela vereda dos detalhes, dos ocres e verdes. Sua expressão poética visual é a de captar pictoricamente fragmentos das bicicletas, seja o pedal, a correia, o guidão ou o selim. Na mesma medida em que as imagens ficam mais próximas, elas possibilitam novas leituras.

As bicicletas podem ser vistas de uma nova maneira, que os closes proporcionam surpreendentes visões. A artista, que começou a pintar as suas bicicletas na Holanda, país onde elas são onipresentes, motivada pela busca de novos temas, encontrou nelas uma forma de comunicar uma expressão visual plena de personalidade.

Luiz Cavalli e Rossanna Jardim se complementam. As imagens  das bicicletas inteiras do primeiro e dos detalhes da segunda resultam numa renovada interpretação do tema. Não se trata mais de mostrar bicicletas, mas de interpretá-las, com suas rodas que giram e detalhes que encantam pela seleção e pesquisa apurada.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 



 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio