por Oscar D'Ambrosio


 

 


Asta Gatz Birle

 

            O reino da cor

 

            Pinturas são uma expressão visual do pensamento marcadas por uma coerência que revela uma interpretação que parte de uma idéia que se concretiza pelo uso dos mais variados materiais. Nesse procedimento, levar um projeto mental para a materialidade da tela demanda todo um exercício.

            A gaúcha Asta Gatz Birle,  nascida em 1937 e radicada em São Paulo, SP, desde 1970, apresenta no conjunto de sua obra uma coerência principalmente no uso das cores. Seu trabalho em tinta acrílica com borboletas e libélulas apresenta uma admirável habilidade para lidar com contrastes e semelhanças do espectro cromático.

            O mesmo frescor é encontrado quando se debruça sobre o assunto dos conjuntos urbanos. Há nestas obras uma fascinação pelo detalhe que exige do observador uma atenção redobrada a cada elemento. Tanto os personagens enfocados como as inscrições nas paredes ou cartazes comerciais retratam a contemplação do cotidiano.  

            Pássaros, peixes, gatos e cenas de interiores são outros núcleos temáticos. O mais impressionante é o da representação de salas de residências. Ao utilizar as cores quentes e tonalidades variadas, atinge resultados expressivos, gerando retratos de percepções. Cada ambiente ganha vida, tornando-se uma alma a ser desvendada.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 
 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

  Arte Naïf
técnica mista 60x 40 cm sem data

Asta Gatz Birle

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio