por Oscar D'Ambrosio


 

 


As frestas de Mauricio Parra

 

            Uma fresta é uma abertura estreita que permite a passagem de luz ou ar. Metaforicamente, é uma possibilidade de buscar novos caminhos artísticos e existenciais. As imagens do pintor Mauricio Parra caminham exatamente cada vez mais em direção a uma abertura de possibilidades plásticas em que ele se dá uma liberdade progressivamente maior ao pesquisar as dimensões mais profundas da sua produção.

            Após um período em que tinha como assunto de suas obras o seu ateliê e objetos que o circundavam, como cadeiras ou extintores de incêndio e vasos de plantas, começou a abrir os próprios horizontes numa exploração de espaços, em que os vazios ganham especial relevância.

            O caminho a ser trilhado é o da simplicidade cada vez maior. Isso inclui tanto a limpeza dos elementos constantes na tela como a feitura de uma pintura na qual o principal dado não é mais a realização de sucessivas camadas, mas inclusive criações alla prima, ou seja uma feitura rápida de menos retoques.

            O traço e a mancha ganham destaque num processo de conquista e domínio de recursos plásticos a serem progressivamente conquistados e desenvolvidos. No momento em que Parra se permite uma margem maior de risco, oferece a si mesmo um leque de opções e desafios para unir a sua técnica refinada ao poder de vencer barreiras internas e romper paradigmas.

            O contínuo processo de pesquisa rumo a uma pintura menos purista e mais visceral revela um pensamento que transita rumo a um trabalho mais denso, em que o ato de decifrar o espaço caminha ao lado de um desnudamento visual que exige a coragem de trabalhar com as camadas de tinta somadas a sutis impressões do cotidiano.

                       

Oscar D’Ambrosio, jornalista, é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes (IA) da UNESP, campus de São Paulo e integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil).

 

 

 



 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio