por Oscar D'Ambrosio


 

 


Arlindo Gonçalves

 

            Sombras da cidade

 

            Fotógrafo e escritor, Arlindo Gonçalves constrói, no livro Desacelerada mecânica cotidiana (Editora Horizonte, 208 páginas, 2008), uma visão particular da metrópole paulistana. As luzes e sombras adquirem relevância justamente por conseguir uma visão plástica de planos e recortes que ganha expressão também na palavra.

            Especificamente nas fotos, existe uma preocupação da inserção do elemento humano no ambiente arquitetônico e no dia-a-dia de São Paulo. Estão ali a miséria, a solidão dos bares e o encontro de luzes inesperadas e de sombras que transformam em silhuetas aqueles que percorrem o cotidiano.

            Pessoas em meio a prateleiras cheias de livros ou ambientes internos vazios revelam a preocupação de vislumbrar as múltiplas possibilidades de encontro de rastros de uma cidade marcada pelo dinamismo e pela falta de raciocínio do ser, devido à preocupação constante com o existir.

            O conjunto de fotografias, independentemente das narrativas realizadas pelo autor, mostra a sensibilidade de alguém que a metrópole como um local em que cada um pode construir a sua história, embora envolvido pelas atividades cotidianas para as quais pouco sentido.

Geralmente dominado pelas estruturas espaciais e sociais, o indivíduo torna-se uma sombra de si mesmo, espécie de zumbi a vagar, perdidas, mas ainda com alguma força – a que mostra que existe esperança para se erguer das imagens refletidas, transformando-se assim de simulacro em autêntico cidadão.  

Existe na fotografia de Arlindo Gonçalves um jogo sutil. Os seres aparentemente reais enfocados na metrópole estão imersos numa atmosfera fantástica, mergulhados num clima em que as sombras se fazem onipresentes. Elas ressaltam um gerar de indagações que motiva os neurônios e multiplica as sinapses do leitor de seus livros.  

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

       

 

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

  Bar Bourg La Reine
fotografia livro Desacelerada mecânica cotidiana 2008

Arlindo Gonçalves

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio