por Oscar D'Ambrosio


 

 


 

Argênide

 

            O jogo das distâncias

 

            Ser artista plástico é muito mais que produzir uma obra de arte. Exige o desenvolvimento de um pensamento e, acima de tudo, de um exercício do ato de olhar que constitui um desafio além dos bancos das instituições de ensino. Demanda libertar-se de si mesmo para olhar os outros e vê-los como telas, fotos ou instalações em constante processo de ir-e-vir.

            Engenheira agrônoma e paisagista, Argênide encontrou seu ato diferenciado de olhar primeiramente no trabalho com pigmentos e com o papel artesanal como  obra de arte propriamente dita e não apenas como suporte para receber uma tinta ou uma impressão. Sua preferência por retratos mostra o interesse pelas pessoas como seu ponto de partida para expressar plasticamente o mundo.

            Ao criar com a tinta acrílica, trabalha com a relação de espaço. De perto, tem-se a impressão de um abstrato caracterizado por todo um fazer e um pensar em que a geometria é fundamental. À medida que ocorre o afastamento, nota-se que está ali um retrato. É nesse jogo entre as distâncias que o trabalho da artista, nascida em Salto, SP, em 9 de dezembro de 1961, e radicada em Campinas, SP, ganha força.  

            A formação da figura pela construção detalhada constitui um desafio que exige paciência e domínio técnico. Não se trata, porém, de mero exercício de combinação. Demanda visualizar a realidade pela composição de numerosos fragmentos, sem sentido a não ser que articulados num todo maior, pleno do maduro conceito de ordenação poética em que o todo, além de ser maior que a soma das partes, constitui um universo lírico autônomo.  

           

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 Ramon

 acrílica sobre tela 110 x 110 cm 2007

Argênide

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio