por Oscar D'Ambrosio


 

 


 

Andréa Barata

           

            Diário de imagens

 

            A construção de um conjunto de imagens exige o desenvolvimento de um pensamento que está além da mera técnica e do estudo do uso de materiais. Torna-se essencial um percurso pelas veredas do conhecimento plástico para que a poética visual expressa na tela seja uma expressiva interpretação de mundo.

            Andréa Barata adotou o inseto presente em seu sobrenome para estabelecer uma personagem de si mesma. A imagem pode acompanhar todo o seu trabalho desde que não se torne uma prisão, mas, pelo contrário, exerça uma função libertadora. É por meio dela que pode indicar soluções plásticas inesperadas.

            A barata é um caminho lúdico e vivencial de comunicar o que Barata pensa. Surge então o desafio de transformar inquietações internas em um autêntico processo artístico. O inseto se estabelece como um elo com o mundo, um diário que possibilita assumir posições e declarar sentimentos.

            A presença dos movimentos circulares, visível nos olhos e em diversas partes de alguns trabalhos torna-se um traço muito presente, quase uma digital, uma assinatura que aponta uma característica a ser cada vez mais aprimorada como maneira de apresentar a sua identidade plástica.

            As cores de Miró e a ousadia de Picasso são elementos progressivamente incorporados na construção do próprio fazer. Há um processo gradual de entendimento que a barata do sobrenome é a personagem a apontar o rumo para erguer uma artista Barata com uma pintura cada vez mais sólida no ato de pensar a própria pintura.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

  Barata Nordestina
técnica mista 160x80 cm sem data

Andréa Barata

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio