por Oscar D'Ambrosio


 

 


Nanci Portela

 

            A liberdade de imaginar

 

            Existem artistas que tem na capacidade de imaginar o desenrolar de todo um universo marcado pela capacidade de dar a sua criação uma realização por meio das tintas e pincéis.  A passagem da idéia mental para uma tela pode esbarrar em numerosas barreiras se não houver a coragem de concretizar esse movimento.

            A artista plástica Nanci Portela vence esse desafio por simplesmente se dar a liberdade de transportar as imagens sonhadas para um suporte bidimensional. Faz isso com a mente liberta, como se não houvesse diferença entre aquilo que o mundo de fato é e aquele em que gostaríamos de viver.

            Certamente esse é um dos motivos que leva o resultado a ser encantador e a funcionar  principalmente quando se trata de criar fazendas e recantos rurais. Nascida em Presidente Venceslau, em 1974, mas moradora de Baependi, em Minas Gerais, desde a infância até 2000,  certamente encontra uma de suas matrizes poéticas.

            O que diferencia a arte de Nanci Portela é a visão do interior brasileiro e a criação de paisagens imaginárias. O processovazão a um sentir e a um pensar autêntico sobre as pequenas coisas que, se exploradas com dedicação e carinho, resultam numa arte digna de ser apreciada pela sua autenticidade.

           

            Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 

 



 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio