por Oscar D'Ambrosio


 

 


Alexander Borba

 

            Outro olhar urbano

 

            A arte da fotografia é um universo do olhar por excelência. Cabe ao artista o desenvolvimento de uma determinada forma de ver o mundo. Ele tem toda a realidade à sua disposição e seleciona um fragmento para transformá-lo em imagem. Desse processo se conclui uma interpretação pessoal do mundo.

            Alexander Borba cria com sua arte, fotografias que sofrem interferência por meios digitais à guisa de um ação próxima da pictórica, uma peculiar espécie de ocupação do espaço. Realiza em suas imagens intervenções urbanas marcadas pela irreverência.

            Vale-se de fotografias de locais como Amsterdam e Nova York e lhes dá uma diferenciada aparência. Com o uso de cores quentes e inserções de adesivos, pichações e efeitos de grafite, gera, com seu olhar, novas realidades plásticas. De certo modo, desconstrói a cidade para lhe dar outro aspecto.

            O que se vê não é mais aquilo que existe, mas algo que o artista cria com a sua forma de ver. Há em suas maneiras de dialogar com os espaços que escolhe uma interpretação particular e crítica do mundo citadino no sentido de estabelecer a sua estética com os efeitos que a tecnologia digital permite.

 

            Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

  fotografia com intervenção digital sem data

Alexander Borba

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio