por Oscar D'Ambrosio


 

 



Alan Cassiano
 

Tom pessoal diferenciador
 

           A construção de uma jornada por um artista plástico demanda perseverança aliada à experimentação. Se não se pode ficar preso a um resultado continuamente, também não se deve caminhar em direções opostas ou simultâneas nas quais não seja possível encontrar uma unidade.

            Paulistano, nascido em 1985, Alan Cassiano está à caça dessa identidade por meio de um trabalho vigoroso, com um certo tom dramático, que caminha em paralelo ao surreal para instaurar uma atmosfera dominada pelas figuras alongadas, evocando os mágicos filmes do cineasta Tim Burton.
            Esse clima onírico se evidencia nas imagens que saem das paredes ou nas ruínas dominadas por estranhos vegetais. O sonho caminha junto ao gesto largo. Isso dá às pinturas dinamismo. Elas procuram ganhar novos espaços e, quanto maior à dimensão, mais cativantes se oferecem ao observador contemporâneo, sempre ávido de novidades.
             Na construção dos auto-retratos existe uma poética muito especial que pode ser aprofundada. Na procura de distintas formas de manifestar o próprio eu por meio de uma linguagem visual, evidencia-se uma pesquisa com resultados que se apontam como cada vez mais surpreendentes.
             Ao se valer de técnicas mistas, Alan Cassiano atinge seu ápice. Ao lidar com as gradações e combinações que o guache, o nanquim e a aquarela proporcionam, encontra expressões mais livres. Pode dar vazão à criatividade de maneiras variadas e próprias, dando a essa multiplicidade o tom pessoal que o diferencia.
           

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).  

 

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

 
Vacuum in a lost particle
óleo sobre tela 120x90 cm sem data

Alan Cassiano

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio