por Oscar D'Ambrosio


 

 


 

Alair Fogaça

 

            O sorriso na arte de modelar

 

            A arte de modelar o barro, queimar, dar acabamento e pintar a matéria envolve uma série de processos técnicos e escolhas visuais. Alair Fogaça realiza esse caminho de forma praticamente autodidata, guiada pela intuição e por sua forma de conceber plasticamente o mundo.

            Sua escultura deforma a realidade, acentuando detalhes e, acima de tudo, construindo personagens bem-humorados, marcados pelo exagero formal como resposta a uma realidade que alguns artistas insistem em representar de maneira ordenada, como se fosse uma fotografia.       

            Alair adota outra atitude. Em seu pensamento, ela parte do real, mas o transforma. Via caricatura, o deforma e reorganiza de modo lúdico. Sua visão tem como elemento primordial um sorriso irônico que vê tudo, numa mescla de singeleza e espírito crítico, como num grande teatro de marionetes.

            O espírito jovial que leva a artista a criar com alegria é perceptível nas formas arredondadas. Ao representar personagens da dança conhecida como siriri, típica do Mato Grosso, ou em imagens de maternidade (mulher grávida, dando à luz com intenso realismo e amamentando) estabelece uma expressão muito pessoal como ceramista.

            Alair Fogaça obriga a olhar  entorno de uma nova maneira. Seu humor propicia a representação dos mais diversos tipos sociais e situações cotidianas, com a forma diferenciada que caracteriza trabalhos artísticos de qualidade, encontrando no mundo conhecido o ponto de partida para estabelecer uma realidade própria.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 
 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

  sem título
terracota 44 x 29 x 15 cm sem data

Alair Fogaça

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio