por Oscar D'Ambrosio


 

 


Osmar Santos

           

            A força da comunicação

 

            O poder da comunicação acompanha Osmar Santos. Com o desenvolvimento da pintura, atividade a que se dedica na última década, o célebre locutor consegue empolgar as pessoas agora com o uso de uma nova linguagem: a da cor, que lhe possibilita uma maneira de exercitar seu conhecimento visual.

            Geralmente utiliza tonalidades fortes para atingir a vibração de quem . E obtém sucesso ao transmitir em cada obra a sensação de vida. Perseverante, pinta todos os dias em busca de uma expressão estética cada vez mais aperfeiçoada. Isso se dá não pelo fazer, mas principalmente pelo entendimento cada vez maior do ato de pintar.

            Seus vasos de flores são jogos tonais muito próprios em que se vale das relações de formas para construir uma sinfonia musical ora mais vigorosa ora mais delicada. Não existe uma fórmula fixa, mas a poética de uma procura permanente de soluções plásticas.

            O centro das flores concentra a atenção de nossos olhos. As passagens de cor estabelecem uma gradual caminhada para telas mais abstratas em que Osmar Santos é cada vez mais engolido pelo uso da cor. Trata-se de um processo repleto de encantamento e com grande poder de comunicabilidade.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 

 



 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio