por Oscar D'Ambrosio


 

 

 

 
 

Valdivia Novaes

 

            A cor conversa com o espaço

 

Há algo que salta aos olhos nos trabalhos de Valdivia Novaes. Sua obra possui, em seu nascimento, o respeito interno por uma geometria profunda, visível em seu resultado e na detalhada e preciosa construção de cada obra.  Sua produção mais recente, nesse sentido, embora parta da idéia de janelas, atinge um novo patamar.

A discussão visual alcança um grau diferenciado no qual a cor e o espaço conversam. Isso se dá por uma intensa pesquisa técnica, seja no uso das tintas a óleo e acrílica ou na interferência sobre reproduções digitais. A grande questão que aparece é a dos planos, realizada com precisão e convicção em delicadas construções.

O diálogo que se estabelece é entre diversos elementos para gerar questões sobre a própria profundidade dos momentos pictóricos apresentados. O que está mais na frente ou mais atrás é conseguido graças a um saber adquirido e ao aprimoramento de como a cor torna cada pesquisa um manancial de possibilidades a serem exploradas.

 Esta exposição ultrapassa a busca de referentes figurativos ou de rígidos paradigmas de influências de pessoas ou escolas. O que se dá é a jornada pela procura de uma identidade capaz de se referenciar a si mesma como universo do convívio da cor e do espaço investigando reflexões próprias e progressivamente intensificadas.

 

 Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 

 

 

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio