por Oscar D'Ambrosio


 

 

 

 
 

 

Alegria Patrícia

 

            A busca do silêncio

 

            Um enigma das artes visuais está na luta constante entre aquilo que o criador deseja fazer e o que realmente atinge. Trata-se de um contínuo processo de aprimoramento da própria temática e abrange o crescimento de uma poética regida por um sentir e pensar o mundo.

            Alegria Patrícia, em sua trajetória, oferece uma aperfeiçoada técnica de colagem a partir de diversos papéis, como os de seda e japoneses. Obtém, pelo uso da cola e da tinta, geralmente com muita delicadeza, efeitos de camadas e sombras diferenciadas, caracterizadas por uma visceral prática do fazer. 

            O resultado é marcado pela sutileza e pelo concretizar de uma linguagem em que cada obra pode, de fato, ser desdobrada em muitas possibilidades. Numerosos detalhes, se explorados individualmente, geram obras autônomas, nas quais certas questões anteriormente apontadas podem ser verticalizadas.

            O procedimento de redução de elementos por quadro conduz a uma pesquisa que tem como eixo o universo das transparências, no qual o sugerido é mais importante que o dito dentro de um andamento de um raciocínio em que a sutil presença do silêncio se anuncia progressivamente.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA -

Seção Brasil).

 

           

 

 

 

 

 

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio