por Oscar D'Ambrosio


 

 


 

A arte dos amassados de Cássio Lázaro

 

            Cássio Lázaro é um artista peculiar por dois aspectos. Um deles é pela forma como trabalha o aço, explorando o espaço tridimensional de uma maneira diferenciada, concebendo a sua matéria-prima como um recurso plástico e visual que oferece infinitas possibilidades.

            A segunda é pelo entendimento do trabalho em numerosas séries que, embora diferentes entre si, conciliam-se na forma de visualizar construções plásticas como explorações do espaço e dos efeitos de luz. Há as séries chamadas de rendas, amassados, rasgados e entrelaçados, nas mais diversas cores.

            O que pode parecer uma diversidade incoerente ganha força pelo poder de observação que o artista tem da natureza. A visão de folhagens ou de papéis amassados são o ponto de partida para a elaboração de trabalhos nos quais a sombra sobre a parede ou as distintas angulações de uma peça constituem parte importante da sua poética.

            Nos chamados “amassados”, realizados com o uso consciente da marreta sobre o aço, são conseguidos os efeitos mais impressionantes. Curvas, reentrâncias e dobras surgem da atividade de um profissional consciente em seu ofício de dominar o material com a sua personalidade.

Há ainda uma riqueza de formas de executar as criações, pois a força dos “amassados” encontra um contraponto nos rendados, em que existe uma delicadeza maior das peças. A grande discussão que surge no seu trabalho é a da apropriação das formas para concretizar suas dobras ou articular as mais diversas composições.

            Principalmente com seus amassados estéticos, o artista consegue transmitir os paradoxos da vida, no movimento entre a violência e o lirismo. A dureza do material, em certos momentos, transforma-se na beleza de uma renda, prova do talento do artista para atingir os mais variados resultados a partir de uma produção coerente e constante.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 



 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio